sábado, 18 de abril de 2015

Terezinha Guilhermina tem dia de sonho e corre guiada por Usain Bolt no Rio de Janeiro

Terezinha correu acompanhada de Usain Bolt

A atleta cega mais rápida do mundo, Terezinha Guilhermina, e o homem mais rápido do planeta, o jamaicano Usain Bolt, tiveram uma experiência diferente na manhã deste sábado, 18, no Rio de Janeiro. Os dois recordistas mundiais correram juntos, com Bolt como atleta-guia de Terezinha, na pista montada no Jockey Club da capital fluminense para o evento Mano a Mano, prova que reúne astros do atletismo olímpico e paralímpico.
Terezinha Guilhermina é a atual detentora dos recordes mundiais nos 100m (12s01), 200m (24s67) e 400m (56s14) da classe T11 (cego total) e conquistou medalhas nos Jogos Paralímpicos de Pequim-2008 e Londres-2012, além dos títulos Mundiais de Lyon-2013. Mas hoje, a atleta experimentou algo que ainda não havia tentado. “Correr com ele [Bolt] é uma alegria para qualquer atleta. Bolt é uma referência no esporte e fico feliz de ter participado desta corrida. Realizei um sonho”, disse.
A velocista acredita que esse encontro com o bicampeão olímpico nos 100m e 200m pouco mais de um ano antes dos Jogos Paralímpicos será importante para a modalidade. “Um atleta com a capacidade de Bolt participando de uma ação como essa vai valorizar ainda mais o esporte paralímpico”, afirmou Terezinha.
Pouco antes de guiar a cega mais rápida do mundo, Bolt observou uma largada da atleta e recebeu dicas do atleta-guia de Terezinha, Guilherme Santana, para acompanhar a velocista na pista. Após alguns ensaios, fizeram a alegria dos presentes com uma corrida mais solta. “Ele guiou direitinho. Pedi para ele não fazer muita força e só abaixar um pouco a mão, porque ele é muito alto. Mas fez tudo certo”, disse Terezinha.
A corrida dos dois recordistas mundiais fez parte de uma ação da Nissan, um dos patrocinadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio-2016 para divulgar o evento Mano a Mano. Além de Terezinha, outra estrela que participa do desafio é o velocista brasileiro Alan Fonteles, campeão Paralímpico em Londres-2012, Mundial em Lyon-2013 e recordista dos 100m e 200m da classe T43 (amputação abaixo dos joelhos). Alan será um dos concorrentes do desafio paralímpico e enfrenta, neste domingo, 19, os americanos Richard Browne e Paul Peterson e o alemão Felix Streng.
Fotos: www.flickr.com/photos/cpboficial
Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro no Rio de Janeiro
Thiago Rizerio (thiago.rizerio@cpb.org.br / 61 9267 2935)
Fonte: http://www.cpb.org.br/terezinha-guilhermina-tem-dia-de-sonho-e-corre-guiada-por-usain-bolt-no-rio-de-janeiro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário