quarta-feira, 20 de março de 2013

Caminhada alivia dores nas costas

Estudo analisou 52 pacientes sedentários com dores na região lombar
08/03/2013 12:30  | Por Redação   
 
Foto: Shutterstock
Uma pesquisa da Universidade de Tel Aviv, em Israel, aponta que caminhar para aliviar dores na região lombar pode ser tão eficiente quanto uma sessão de fisioterapia. O estudo, publicado na revista científica Clinical Rehabilitation deste mês, indica que caminhar de 20 a 40 minutos até três vezes por semana fortalece os músculos da região e suaviza as dores.
Segundo os autores do artigo Ilana Shnayderman e Michal Katz-Leurer, quando as pessoas se exercitam andando, os músculos abdominais e das costas passam a trabalhar juntos, da mesma forma quando ativados via fisioterapia. A vantagem do exercício é que ele pode ser feito sozinho, sem a supervisão de especialistas, e também tonifica os músculos.
Para a realização da pesquisa foram analisados 52 pacientes sedentários que sofriam de dores na lombar. Após responderem questionários sobre o tipo e a intensidade das dores, os voluntários foram divididos em dois grupos: os que recorreram à ajuda da fisioterapia e os que começaram a caminhar.
Ao final de seis semanas, foi constatado que ambos os grupos tiveram melhora nas dores, comprovando a tese comparativa, mas os que optaram por caminhar tinham ainda mais resistência e fôlego para se exercitar.
Em adicional, os pesquisadores também notaram que aqueles que começaram a caminhar tiveram uma diminuição nas dores de qualquer outra origem, além de redução na pressão arterial, estresse e um aumento no sistema imunológico.

 
Fonte: http://www.ativo.com/Esportes/Pages/caminhada_alivia_dores_nas_costas.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário