sexta-feira, 29 de março de 2013

Estilo de vida favorável ao coração também protege contra câncer

Estudo lista sete hábitos saudáveis recomendados pela American Heart Association


Um estudo publicado nesta segunda (18) no periódico Circulation descobriu que os sete passos recomendados para evitar doenças cardíacas recomendados pela American Heart Association também podem reduzir o risco de desenvolver um câncer. Ser fiel a pelo menos seis das sete recomendações pode diminuir pela metade a probabilidade de ter a doença. A descoberta foi feita por uma especialista da Northwestern University Feinberg School of Medicine, nos Estados Unidos.

Para chegar a essa conclusão, foram analisados dados de 13.253 homens e mulheres que haviam participado de um estudo sobre o risco de aterosclerose em 1987. Na época, todos foram submetidos a exames físicos e entrevistas sobre seus hábitos de vida. Por fim, os pesquisadores olharam registros de hospitais e clínicas para identificar quais deles desenvolveram câncer nos 20 anos subsequentes. Foram identificados 2.880 casos de câncer entre os voluntários e os tipos mais comuns foram câncer de pulmão, câncer de cólon e câncer de próstata.

Os resultados mostram, então, que 2.7% participantes que seguiam seis das sete etapas recomendadas pela instituição apresentavam um risco 51% menor de ter câncer em comparação com aqueles que não seguiam as etapas. Obedecer a quatro recomendações, por sua vez, levava a uma redução de 33% no risco de desenvolver a doença e os que seguiam uma ou duas etapas apresentaram risco 21% menor de ter câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário