terça-feira, 8 de março de 2016

Ex-corredora, Cenira Sousa será homenageada na 23ª Supermaratona

 Ex-corredora, Cenira Sousa será homenageada na 23ª Supermaratona

A 23ª Supermaratona – 50Km Cidade do Rio Grande acontece neste domingo (13). A prova deste ano prestará uma homenagem a Cenira da Silva Sousa, primeira rio-grandina a participar de uma maratona. Em razão de uma lesão, ela não pôde mais competir, mas sua trajetória passa a ser reconhecida pela Associação dos Corredores de Rua do Rio Grande (Acorrg), que assina a organização do evento.
- Quando vejo alguém correr, bate uma emoção, uma saudade. Essas são as palavras da ex-corredora Cenira Sousa, que será a homenageada na edição 2016, da Supermaratona. Ela foi pioneira entre as mulheres, no que se refere à participação em maratonas. A primeira experiência aconteceu em 1987, quando foi até a Capital gaúcha disputar a 5ª Maratona de Porto Alegre.
E foi, justamente, nos 80 e 90 que atleta alcançou destaque no esporte local. Marcando presença nas provas de corrida de rua, foi incentivadora de tantas outras mulheres que seguiram seu exemplo.
- Por muitas vezes, corri apenas entre homens, mas isso não foi motivo para eu desistir. Sempre recebi a maior força dos meus companheiros de equipe e até dos outros participantes - declarou.
Entre seus principais incentivadores da época, destaca o treinador Adroaldo, da Equipe Ipiranga, Elói, da Equipe Raça, além das parcerias formadas nas Equipes Regatas, Associação Portuária e Arcor, com o professor Paquito.
Aos 53 anos, Cenira não compete mais. Uma lesão no joelho, adquirida há 23 anos, impediu os treinamentos.
- Não costumo ir ver nenhuma competição. Fico emocionada, até mesmo, de assistir a São Silvestre pela televisão. É difícil não poder estar, onde, por dez 10 anos, vive grandes momentos da minha vida. Apesar disso, certamente, vou estar lá, torcendo pelos atletas da 'super'. É com muita alegria e emoção que vejo o crescimento da prática da corrida de rua, especialmente, entre as mulheres. Sinto orgulho por pertencer a uma geração que foi pioneira nessa prática esportiva - finalizou. 
Inscrições terminam nesta quarta-feira
Os interessados em participar da Supermaratona deverão realizar inscrição até esta quarta (9), exclusivamente, pelo site da Acorrg www.acorrg.com.br. A página traz informações detalhadas sobre o evento.
Até terça-feira (8), 151 pessoas estavam inscritos. A organização da prova confirma premiação em torno de R$ 21 mil, que será dividida entre os cinco primeiros colocados de cada naipe.
Além da prova principal de 50 Km, acontecerão as provas de 10Km, 5Km e Maratoninha. A Supermaratona acontece no neste domingo (13), com largada na frente da SAC, no Cassino. 
Por Meilene Fontes
Fonte: http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=2&n=83403

Nenhum comentário:

Postar um comentário