terça-feira, 2 de dezembro de 2014

De bicicleta até o Canadá passando por Rio Grande

De bicicleta até o Canadá passando por Rio Grande
Casal percorreu 2.143 km, do Rio de Janeiro até aqui

Os alemães Matthias Weineck e Victória Holst estão há quase três meses pedalando pelo Brasil, e através do site de hospedagem solidária Couchsurfing.com, ficarão alguns dias em Rio Grande. O engenheiro de 27 anos, a paramédica de 28 anos e o cachorro galgo Iki, partiram de Berlim, na Alemanha, no dia 17 de setembro e vieram direto para o Brasil em busca de paisagens bonitas e aventuras, antes de chegar ao seu destino: o Canadá.  
Ao chegar em solo brasileiro, o casal ficou alguns dias no Rio de Janeiro, onde encontrou alguns familiares de Matthias. Após a estada na Cidade Maravilhosa, os dois pedalaram para o sul sempre seguindo a costa.  
O casal,  que só fala alemão e inglês, conta que economizou durante dois anos. “Foi uma viagem planejada e, além disso, não precisamos de muito dinheiro, não é uma viagem cara, na estrada vivemos de forma simples, conseguimos a estadia [através do site couchsurfing] ou montamos a barraca na praia ou no mato”, conta Matthias. Victória complementa, “também é importante lembrar que muitas pessoas nos ajudam, por onde passamos, sempre tem alguém pra nos ajudar”. 
Sobre a escolha da bicicleta como meio de locomoção, o casal comenta que a escolha foi feita devido à liberdade que o veículo lhes dá, de bicicleta eles podem ir mais devagar, aproveitando a paisagem de um jeito simples, com a mente livre e o melhor de tudo: conhecendo novas pessoas.
Segundo Matthias, o litoral paulista foi um dos locais mais bonitos que ele conheceu no Brasil. O alemão diz ter se encantado pelas ilhas, “eu adorei as ilhas e ter que ir atravessando de barco, ilha após ilha, foi incrível”. Matthias destacou as belezas naturais da Praia de Iguape, em São Paulo, e da Ilha do Mel, no Paraná.
Sobre as pessoas que conheceram nesses quase três meses no País, Matthias compactua com a opinião de Victória, “os brasileiros que conheci foram todos bondosos, mas uma coisa que percebi é que quanto mais ao sul, mais gentis as pessoas”, observa o alemão.  
Até agora, o casal percorreu 2.143 km, do Rio de Janeiro até aqui. E pretendem deixar a cidade na quinta-feira (4), e rumar para o Uruguai na próxima semana. 
Ao se despedir da equipe do Jornal Agora, Victória fez questão de dizer mais algumas palavras sobre sua percepção do Brasil: “aqui é muito diferente da Alemanha, além do tamanho dos dois países, é claro, eu falo dos brasileiros, vocês são todos muito bons, as pessoas daqui são especiais e é realmente um prazer estar aqui”, concluiu.

Para seguir acompanhando a viagem dos ciclistas, acesse os sites www.bikeworldtour.org berlin-riders/wix.com.
Fonte: http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=3&n=66565

Nenhum comentário:

Postar um comentário