quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Antes, durante e depois do treino: o que comer?

Alimentação correta colabora para a melhora do rendimento na corrida

 


Quem pratica atividades desgastantes como a corrida deve se preocupar, mais do que nunca, com a alimentação. Os especialistas da área de nutrição acreditam que o bom resultado nos exercícios depende em até 70% da dieta. Por meio de alimentos, o corpo recebe importantes nutrientes que geram energia, combatem o desgaste e fortalecem a musculatura.
Carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais são os principais deles. Arroz, batata, macarrão e pão são alimentos ricos em carboidratos, matéria-prima por excelência da energia que movimenta o corpo. Carnes, leite e derivados concentram proteína de primeira, responsável por diversas funções orgânicas e que, no caso dos esportistas, tem papel fundamental na manutenção e construção da massa muscular. Frutas, verduras e legumes são fontes de vitaminas e sais minerais que, assim como a proteína, atuam em diferentes frentes, fazendo com que o organismo funcione bem. Ao lado, algumas opções de cardápio.
Antes do treino
O segredo é garantir nutrientes suficientes de modo a não sobrecarregar o corpo com a digestão. Um sanduíche e um suco resolvem a parada. Mas escolha o pão certo. O tipo francês é um dos mais indicados devido à sua composição simples, essencialmente de carboidrato. Os integrais podem causar-lhe problema durante a corrida, pois também possuem muita fibra, nutriente que estimula o intestino.
Exemplo de lanche: sanduiche de queijo cotage + suco de uva ou laranja
Durante o treino
O mais importante nesse momento é hidratar-se: tome água ou suco. Frutas como banana também cairiam bem se fossem práticas de ser consumidas durante a corrida.
Depois do treino
Hora de forrar o estômago com inteligência, sem que a digestão seja um empecilho. O cardápio deve ser composto basicamente de carboidrato para repor o estoque de energia e proteína e garantir a recuperação muscular. Nesse momento, as fibras não serão problema. Uma vitamina turbinada de frutas e cereais também é uma boa pedida. Pesquisas recentes dão conta de que o leite também hidrata.
Exemplo de lanche: tigela de cereais com leite + um sanduíche de queijo de branco e peito de peru + suco de frutas

Fonte: http://o2porminuto.com.br/materia/confira/conteudo/antes-durante-e-depois-do-treino--o-que-comer-7483

Nenhum comentário:

Postar um comentário