quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Exercícios funcionais para melhorar sua corrida

Saiba mais sobre treinamento funcional para dar força, equilíbrio, coordenação e flexibilidade ao corpo
23/01/2013 10:11  | Por Redação 



O treinamento funcional nada mais é do que uma série de exercícios físicos que têm como base os movimentos cotidianos de qualquer pessoa seja ela atleta ou não. Este tipo de atividade faz com que o corredor realize diversos movimentos, fora os da corrida, de maneira mais eficiente, já que trabalha a força, a resistência, a coordenação, a flexibilidade e o equilíbrio. Além disto, é fundamental para melhorar todo o condicionamento físico, respeitando sempre os objetivos e os limites de cada indivíduo.
“Movimentos de puxar, agachar, levantar, erguer, empurrar, estender, flexionar alguma parte do corpo, utilizando a própria resistência dos membros e/ou com ajuda de resistências externas, com ou sem ponto fixo ou de equilíbrio, fazem parte do treinamento funcional”, explica o coordenador de Treinamento Funcional do Espaço MAXIMA, Leonardo Carlos Barbosa, diretor da Haka Race Corrida de Aventura.
Este tipo de exercício pode ser praticado por qualquer pessoa, desde o sedentário até o idoso, bastando apenas procurar um profissional de educação física. “No caso do sedentário, é ainda mais indicado, pois como ele não tem o hábito de movimentar-se tanto, de certa forma os exercícios básicos do dia a dia, como ir até a padaria a pé ou subir uma escada, podem se tornar cada vez mais difíceis”, completa Barbosa.
Aliado na corrida
O treinamento funcional traz inúmeros benefícios, independente do nível do atleta ou da distância percorrida. “A economia de energia é um ponto importante, já que o treino para o corredor prioriza o equilíbrio entre as partes do corpo, o fortalecimento geral e específico, trabalho de propriocepção e equilíbrio dinâmico, pliometria etc., melhorando a performance geral”, explica o treinador do Core 360° - Treinamento Funcional, Allan de Menache, preparador físico do Instituto Marazul, em São Paulo.
A prática destes exercícios ajuda a prevenir lesões, pois fortalece os músculos sinergistas, aqueles que dão suporte à ação e auxiliam o movimento.
Vantagens
Mobilidade e postura: o treinamento ajuda a prevenir dores relacionadas com estresse e cansaço do dia a dia, no trabalho e até das atividades físicas.
Corpo mais saudável: “Resultados estéticos positivos são consequência de um treinamento funcional, pois como trabalha o corpo como um todo durante a realização dos exercícios, focando os movimentos e não os músculos em si, o gasto calórico é muito alto”, revela Allan de Menache, preparador físico do Instituto Marazul.
Autoestima: Os exercícios funcionam como um desafio para o praticante, ajudando-o a superar os seus limites. O treinamento resgata a capacidade do atleta em utilizar seu corpo da forma mais eficiente possível.
Condicionamento físico: A capacidade aeróbica, a coordenação motora, o equilíbrio, a força muscular e a resistência física são aprimorados, já que trabalha várias partes do corpo, melhorando, assim, o desempenho dos atletas.

Fonte : http://www.ativo.com/Esportes/Pages/exercicios_funcionais_para_melhorar_sua_corrida.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário