domingo, 13 de janeiro de 2013

Treinos e Alimentação

Treine bem alimentado

Veja como carregar os estoques de energia sem sentir desconforto na corrida

07 de janeiro de 2013 | texto Mariana Gianjoppe

Reprodução
Treine bem alimentado
Cada corredor tem seu horário preferido para treinar. Tanto faz se você gosta de se movimentar logo cedo, na hora do almoço ou à noite. Em qualquer caso, a alimentação tem que ser motivo de atenção.  “O principal nutriente que o corredor deve consumir pré-treino é o carboidrato. Ele é muito importante para a geração de energia pelos músculos e evita qualquer processo de hipoglicemia (queda de açúcar no sangue)”, afirma a nutricionista Livia Hasegawa, especialista em Fisiologia do Exercício pela Unifesp. 
Uma grande preocupação dos corredores é que a ingestão de alimentos pré-treino cause desconfortos durante a corrida. Para evitar isso, a nutricionista recomenda que a refeição seja feita de 30 a 40 minutos antes da atividade, no caso de alimentos leves tipo pães, biscoitos e frutas. Para refeições maiores, como uma macarronada, o ideal são duas horas de antecedência. “Aconselho que, antes do treino, os corredores não comam fibras, gorduras, leite e derivados. Eles têm uma digestão mais lenta, que vai prejudicar o desempenho”, acrescenta Livia. 
O pior erro é correr em jejum. Sem a ingestão de carboidratos, o organismo fica sem o estoque adequado de energia no músculo e no fígado e passa a usar a massa muscular como fonte energética.
Confira a seguir algumas dicas para quem corre de manhã, à tarde e à noite:
De manhã
Se você corre logo cedo, uma boa opção é se alimentar com pães ou biscoitos sem recheio, com geleia ou mel, e um copo de suco de frutas. “Para treinos mais longos (mais de 1 hora), é indicado ingerir alguma proteína, como queijo cottage ou clara de ovo, em quantidade sempre moderada.”
À tarde
No caso de um corredor que treine depois do almoço, é melhor evitar frituras e carnes com muita gordura na refeição. Uma sugestão de cardápio é arroz e feijão (podem ser substituídos pelo macarrão), filé de frango grelhado (ou peixe), verduras e legumes. Lembre-se de respeitar as duas horas de intervalo entre refeição e treino.
À noite:
“Se a pessoa não treina tão tarde, pode fazer um lanche rápido antes, como um pão com geleia e suco ou uma banana, e depois jantar normalmente”, recomenda a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário