quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

São Silvestre atrai 30 mil inscritos e quebra recorde

Em 2014, foram 27,5 mil inscritos contra 30 mil na atual edição

A São Silvestre, a mais tradicional corrida de rua do País, confirma seu poder de sedução e atrai 30 mil inscritos, recorde da prova –no ano passado, foram 27,5 mil.
Há quem venha pagar promessa, quem faça da corrida da virada sua meta esportiva, quem encare o momento como transcendental. A maioria, porém, quer é se divertir, correr entre amigos, festejar.
O ambiente festivo, porém, não esconde a dificuldade da prova, que oferece ao corredor diversos desafios: a própria distância (15 km), um percurso com uma descida forte e várias subidas, incluindo a temida Brigadeiro. Sem falar na multidão de atletas se esbarrando.
Por isso, é bom respeitar a São Silvestre e se preparar bem para a prova, que acontece nesta quinta (31).
Acompanhe algumas dicas, construídas com base em conversas com nutricionistas, médicos, treinadores e corredores:
RODOLFO LUCENA é jornalista da Folha de S.Paulo, corre desde 1998 e autor de "Maratonando - Desafios e Descobertas nos Cinco Continentes" (editora Record, 2006)
HIDRATAÇÃO
É fundamental beber bastante água. Durante a prova, tomar pelo menos um copinho em cada um dos postos de hidratação. Cerveja e outras bebidas alcoólicas não contam como hidratação. É bom dar uma maneirada nos dias antes da prova.
ALIMENTAÇÃO
Pelo menos uns dois dias antes da largada, é bom evitar comidas mais indigestas, frituras e gorduras.
Na véspera da prova
Massa é o cardápio sugerido para os corredores de longa distância. Batata assada e arroz com galinha também são boas sugestões. Cuidado com molhos: nutricionistas recomendam "ao sugo" ou bolonhesa sem temperos fortes
No dia da prova
Faça o desjejum cerca de uma hora e meia ou duas horas antes da largada. Comer uma banana e duas fatias de pão, uma com queijo cottage e outra com cottage e mel ou alguma geleia; tudo regado a chá
Durante a prova
A organização costuma oferecer isotônico por volta do km 8, mas nem sempre tem para todos. Quem prevê completar a prova em mais de uma hora deve levar um sachê de carboidrato ou o alimento a que estiver acostumado, para consumir após 45 min de corrida.
DESCANSO
Procure dormir cedo. Não raro, a última noite é de insônia e nervosismo.
PLANEJAMENTO
Quanto menos coisas você precisar fazer no dia da corrida, melhor; procure deixar suas roupas prontas na véspera, inclusive com o número de peito devidamente preso na camiseta ou fantasia
COMO CHEGAR
A melhor forma de chegar à largada é usar a linha verde do metrô; descendo na estação Trianon-Masp, o corredor já chega direto na muvuca; quem prefere caminhar um pouquinho e ficar mais para o final da multidão deve descer na estação Brigadeiro
HORA DA LARGADA
Faltando uns cinco minutos para a largada, a massa começa a se movimentar mais nervosamente. Saia de seu cantinho e fique atento aos avisos do locutor: o jeito é seguir a manada e tentar não dar encontrões nem tropeçar antes de começar a prova
TRAJETO
Largada
Conjunto Nacional
Na av. Paulista,o 1º km é só alegria; fique atento para não dar trombadas nem ser atropelado;
A descida da Major Natanael, ao lado do cemitério do Araçá, é, talvez, o ponto mais perigoso da prova; vá devagar; se ficar inseguro, caminhe, mas não vá levar um tombo;
Estádio do Pacaembu
Seguindo a descida, logo você terá o estádio do Pacaembu à sua direita; vá ainda devagar e se prepare para correr bem na retinha que vem a seguir;
Memorial da América Latina
Na altura do km 4,5, há o primeiro posto de água; é num trecho chato, de subidinhas, descidinhas e várias curvas, mas termina quando você passa pelo Memorial da América Latina;
Encare a subida do vd. Antártida como uma preparação para o vd. Eng. Orlando Murgel, na av. Rudge, que é o trecho mais chato da prova;
Pela av. Rio Branco, segue-se um trecho reto e plano até a av. Ipiranga; é hora de queimar o chão;
Coração no centro
Depois da mítica esquina das avenidas Ipiranga e São João, chega-se a um dos trechos mais agradáveis da prova;
Teatro Municipal
Aproveite, pois são os últimos trechos planos antes da av. Paulista;
Largo São Francisco
Saindo do viaduto do Chá,o corredor já encara uma longa subida, que começa leve na Líbero Badaró e fica mais forte na curva para chegar ao largo de São Francisco;
Quem treinou ladeiras vai encarar a escalada sem maiores dificuldades; há que escolher o ritmo e procurar mantê-lo;
Chegada
Gazeta
Entrando na Paulista, acene para o público, festeje consigo mesmo e acelere, acelere, acelere, que você está ali para correr, não para conversar.
Fonte: http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=2&n=81088